domingo, outubro 29, 2006

Tratamento de doentes e não de doenças

O Atenuar da Dor

Controlo de sintomas, comunicação adequada, trabalho em equipa e apoio familiar são os ingredientes necessários para ajudar a dar o máximo de conforto, qualidade de vida e uma morte digna a qualquer ser humano. Uma realidade que é para uns uma descoberta, para outros um profundo desconhecimento ou até um profundo desinteresse.
Raras são as pessoas que gostam de falar sobre este assunto, outras há que quando o fazem, benzem-se, há até quem bata na madeira, mas a verdade é que ninguém está livre, sejam novos ou velhos: falamos da morte. Nunca sabemos quando é chegada a altura, ou se temos direito a uma morte rápida e, se possível, não dolorosa. Assusta pensar no assunto, lembra-nos a vulnerabilidade do ser humano e como nada somos perante tal facto.
Mas os números não mentem e só em Portugal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), “morrem cerca de 105 mil pessoas por ano”.
Os casos de doentes com doenças terminais, não se lhe retira a condição de ser um cidadão de plenos direitos porque, acima de tudo, “nós olhamos aos problemas que o doente apresenta e estes variam de doente para doente, de condição para condição e de família para família. Os cuidados são muito personalizados e aquilo ao qual somos sensíveis é ao descontrolo dos sintomas que o doente apresente e as suas causas de sofrimento (físico, psicológico, espiritual, existencial). E estamos muito atentos a isso. Afinal, nós não tratamos doenças mas sim doentes e o que para nós importa é aquilo que trás sofrimento aquela pessoa naquele momento e é isso que procuramos aliviar”

1 Comments:

At 11:31 da manhã, Blogger Rosa Silvestre said...

Enquanto os prestadores de cuidados (enfermeiros, médicos, terapeutas,psicológos), e ainda existem muitos infelizmente, não se consciencializarem que os cuidados têm que ser prestados à PESSOA no seu todo (holismo)e fazendo parte duma equipa multidisciplinar, "navegaremos" pelos cuidados meramente biomédicos, ou seja, faremos um retrocesso naquilo que já tinhamos conquistado em muitos contextos de cuidados!!!

 

Enviar um comentário

<< Home