sábado, agosto 19, 2006

Conclusões do II Congresso da Ordem dos Enfermeiros

Proponho que leiam as conclusões tiradas do II Congresso da Ordem dos Enfermeiros, intervenção da Enf.ª Teresa Oliveira Marçal, a 12 de Maio de 2006, o texto inicia com: "O Congresso que ora termina excedeu as nossas melhores expectativas." (…) "Ao longo destes três dias, procuramos respostas a desafios que actualmente se nos colocam. Respostas que assumimos construir a partir de uma visão estratégica e de um entendimento comum das áreas estruturantes para os cuidados e para o desenvolvimento da profissão." depois são descritos vários pontos referentes às prioridades a atender e termina com: "Estas reflexões não deixarão de nos acompanhar e de nortear a nossa acção futura".

Pois bem, li e reli o documento e não consegui recolher qualquer informação que me levasse a perceber qualquer intenção inovadora ou algo que desconhecesse. Até fui verificar em que ano tinha sido elaborado este texto não fosse ser uma edição da década de 80.
A meu ver este deveria ser um texto que deveria informar, quem não esteve presente, quais as novas estratégias a adoptar, quais as inovações a fomentar e tentar implementar na enfermagem, algo inovador, mas….
Segundo me apercebi no serviço onde exerço funções, foram ao congresso as mais altas patentes da Enfermagem, Chefes e Sub-chefes, Directoras, Professores e tenho a certeza que muitos tinham conhecimento de necessidades emergentes e que muitos tinham ideias bem inovadoras de reformas necessárias. Será que foram ditas mas não vêm referidas nas conclusões tiradas do congresso? Será que não estou a saber interpretar o texto? Será que os congressistas são sempre os mesmos ao longo dos anos e não trouxeram nada de novo?