sábado, agosto 19, 2006

Movimento Enfermagem

O Movimento Enfermagem nasce no sentido de tentarmos em conjunto promover e melhorar a Enfermagem que até hoje não conseguiu afirmar as suas competências profissionais junto dos cidadãos, restantes profissionais de saúde e sobretudo junto dos representantes políticos.
Contrariar a "invisibilidade da profissão", quando por sua vez, é segundo sondagens internacionais, uma das 5 profissões mais prestigiadas do mundo Ocidental.
É pura demagogia promover a qualidade nos cuidados de saúde, quando a prioridade dos “gestores” de organizações hospitalares é o corte de despesas com a enfermagem, redução de “pessoal”, inexistência de carreira, manutenção de baixos salários, desvalorização da formação avançada, ....
Pretende-se manter isenção política, mas denunciar todas as decisões políticas que contrariem a promoção da profissão e dos profissionais de enfermagem, tal como todas as situações que privilegiem interesses de grupos (ex: médicos, gestores hospitalares, ANF).
Debater o que as organizações que nos representam andam a fazer por nós e de alguma forma sermos mais críticos e exigentes.
Todo o Enfermeiro que ler este post passa a ter o dever de colaborar neste movimento, disponibilizando comentários, artigos, críticas, opiniões, recomendações de sites, livros, disponibilizando contactos, divulgando o movimento, de forma a reunirmos argumentos e estratégias consistentes que nos permitam ser mais activos e lutar pelas causas que consideramos justas.
Será o nosso objectivo a união dos profissionais e actuarmos de forma a termos visibilidade, acabar com greves despropositadas e promover acções com impacto. Todos juntos e a caminharmos no mesmo sentido temos muita força.
Todo o cidadão tem por seu interesse ter enfermeiros motivados e a prestarem cuidados de qualidade. São assim também convidados a colaborar nesta causa que afinal pertence a todos nós.

1 Comments:

At 8:30 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Enfermeira
Muitos parabéns por esta iniciativa que espero ter "pernas para andar".
Já à muito que desejava ter papel mais activo na promoção da enfermagem sem ter que pertencer a um sindicato pois não fazem muito o meu género e nem sempre a disponibilidade é muita.
Desta forma parece-me simples participar e unirmos opiniões, difundir mensagens e fazer crescer ideias.
Mais uma vez muitos parabéns e não desistas mesmo que o projecto leve algum tempo para andar, é que ninguém está satisfeito mas também muitas vezes não querem ter grande atitude e actividade para melhorar as coisas, deixamos facilmente a batata para os outros.
Também concordo que quem vier ao Blog e não tiver um papel activo e crítico é porque está muito bem como está, então depois não se queixem.

 

Enviar um comentário

<< Home