domingo, agosto 20, 2006

ENFERMEIROS DESPEDIDOS DO HOSPITAL DE VILA FRANCA DE XIRA

ENFERMEIROS DESPEDIDOS DO HOSPITAL DE VILA FRANCA DE XIRA


"(...) é actualmente um dos hospitais do Distrito de Lisboa com maior carência de Enfermeiros, pelo que o gozo do período de férias destes trabalhadores agudiza todos os verões este cenário" (...) "Já no Verão de 2005 o Conselho de Administração deste Hospital solicitou à tutela medidas de carácter excepcional para fazer frente a esta situação. A tutela nada fez, deixando passar em claro, uma situação de laboração do Hospital desumana para Enfermeiros e Utentes. Findo este período o Ministério da Saúde resolveu atribuir um louvor aos Enfermeiros pelo empenho demonstrado em condições de trabalho bastante adversas. No presente, o Hospital está a iniciar um processo de despedimento de Enfermeiros contratados, que estão a chegar ao limite de 3 anos de contrato"

E depois há falta de Enfermeiros!!
Como quase todos já perceberam, temos colegas a deslocarem-se sobretudo do norte para o centro e sul à procura de local para trabalharem. Então como ficamos? Há ou não há falta de Enfermeiros?
Também nunca percebi muito bem esta história dos contratos e o seu interesse, não sei de mais nenhuma profissão em que as pessoas trabalham dois anos, crescem, desenvolvem-se e quando estão a dar os seus melhores frutos, têm de mudar de serviços ou entrar em contratos pouco claros, ou trabalhar num local e ser contratado por outro?
O que me parece evidente é que os hospitais continuam em contenção de gastos através do "pessoal de enfermagem", os serviços têm falta de enfermeiros é verdade, mas as administrações não permitem a contratação de pessoal.
Em poucos anos a abertura desmesurada de escolas de enfermagem privadas e o aumento do nº de vagas colmatou a falta de Enfermeiros que se fazia sentir até aqui.
Ao longo dos anos os serviços têm mantido o nº de enfermeiros nos mínimos por serem escassos, neste momento, os enfermeiros que saem dos serviços não são substituídos por contenção de gastos, não por falta de enfermeiros.Esta situação é evidente para quem anda no meio hospitalar e serviços de saúde. Só alguns não perceberam isto, como é ex. a nossa Bastonária que quer aumentar o nº de vagas em enfermagem!